quarta-feira, 28 de abril de 2010

Palavras: a coisa mais rica que você pode possuir.


Quem mora fora e estuda outra língua sabe quantas vezes engolimos sapo ou pagamos mico na frente de hosts families, namorados ou amigos americanos por não sabermos exatamente o que dizer na hora de uma situação qualquer. Andei pensando que aprender outra língua, principalmente morando fora, aumenta a nossa autoconfiança em questão da comunicação em geral.

No começo é bem difícil, a gente não sabe falar muito bem, fala coisa errada, fica com vergonha e esquece palavras. Aprender a se comunicar em outra língua é desafiador, passei por situações que fui mal interpretada ou renunciei em discussões por não saber me expressar corretamente, foi difícil e constrangedor, mas foi ótimo para o aperfeiçoamento da língua.

Em muitos casos pensei “Se eu pudesse explicar em Português e essa pessoa entendesse eu poderia defender melhor meu ponto de vista”. That's the point, quanto mais vontade de se fazer entender você tem, mas você vai atrás de aumentar seu conhecimento na língua para que as outras pessoas te entendam melhor e até te conheçam melhor.

Muitas vezes mesmo falando nossa língua nativa temos problemas pra se comunicar, quando o assunto é complicado. Acabamos gerando discussões desnecessárias por dizer algo que não deveriamos ou não dizer algo que deveria ser dito. Depois da minha experiência aqui meu problema nessa questão diminuiu muito, não tenho mais medo de falar e de me expressar, as minha abilidades com as palavras aumentaram o dobro, tanto em Português quanto em Inglês, na segunda língua ainda dá uma certa vergonha de falar às vezes,dependendo com quem eu falo, mas é só uma questão de timidez.

A comunicação é um campo muito vasto em que podemos nos apronfundar, uma vez numa aula na facu, lembro que o professor citou uma filosofia de um cara que não me lembro do nome agora, a idéia é: ter abilidades com as palavras é a coisa mais rica que você pode ter, porque através dela você se expressa, se comunica, solicita, convence, vende, briga por algo, ou seja, não importa o que você quiser, sabendo usar as palavras você tem grandes chances de conseguir.

2 comentários:

  1. A comunicação abre caminhos, desperta oportunidades, nos garante sobrevivência...

    ResponderExcluir
  2. Adoro! Ligar a Tv e nem me dar conta que estao falando outra ligua pq entendo tudo? Ser parada pela policia, ganhar uma multa... mas entender tudo o que ele fala... nao tem preço... hehehe

    São portas que se abrem para o mundo.. tudo por culpa dessa tal comunicação!

    bjo

    ResponderExcluir

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Palavras: a coisa mais rica que você pode possuir.


Quem mora fora e estuda outra língua sabe quantas vezes engolimos sapo ou pagamos mico na frente de hosts families, namorados ou amigos americanos por não sabermos exatamente o que dizer na hora de uma situação qualquer. Andei pensando que aprender outra língua, principalmente morando fora, aumenta a nossa autoconfiança em questão da comunicação em geral.

No começo é bem difícil, a gente não sabe falar muito bem, fala coisa errada, fica com vergonha e esquece palavras. Aprender a se comunicar em outra língua é desafiador, passei por situações que fui mal interpretada ou renunciei em discussões por não saber me expressar corretamente, foi difícil e constrangedor, mas foi ótimo para o aperfeiçoamento da língua.

Em muitos casos pensei “Se eu pudesse explicar em Português e essa pessoa entendesse eu poderia defender melhor meu ponto de vista”. That's the point, quanto mais vontade de se fazer entender você tem, mas você vai atrás de aumentar seu conhecimento na língua para que as outras pessoas te entendam melhor e até te conheçam melhor.

Muitas vezes mesmo falando nossa língua nativa temos problemas pra se comunicar, quando o assunto é complicado. Acabamos gerando discussões desnecessárias por dizer algo que não deveriamos ou não dizer algo que deveria ser dito. Depois da minha experiência aqui meu problema nessa questão diminuiu muito, não tenho mais medo de falar e de me expressar, as minha abilidades com as palavras aumentaram o dobro, tanto em Português quanto em Inglês, na segunda língua ainda dá uma certa vergonha de falar às vezes,dependendo com quem eu falo, mas é só uma questão de timidez.

A comunicação é um campo muito vasto em que podemos nos apronfundar, uma vez numa aula na facu, lembro que o professor citou uma filosofia de um cara que não me lembro do nome agora, a idéia é: ter abilidades com as palavras é a coisa mais rica que você pode ter, porque através dela você se expressa, se comunica, solicita, convence, vende, briga por algo, ou seja, não importa o que você quiser, sabendo usar as palavras você tem grandes chances de conseguir.

2 comentários:

  1. A comunicação abre caminhos, desperta oportunidades, nos garante sobrevivência...

    ResponderExcluir
  2. Adoro! Ligar a Tv e nem me dar conta que estao falando outra ligua pq entendo tudo? Ser parada pela policia, ganhar uma multa... mas entender tudo o que ele fala... nao tem preço... hehehe

    São portas que se abrem para o mundo.. tudo por culpa dessa tal comunicação!

    bjo

    ResponderExcluir

Receba um e-mail quando o blog for atualizado